Morre Hosana Paixão, da dupla Jair & Hosana

Morreu ontem (20/08), aos 81 anos, na cidade de Vitória, no Espírito Santo, a cantora Hosana Paixão. A notícia foi divulgada noperfil dela no Facebook.

A cantora se tornou muito conhecida por compor a dupla Jair & Hosana, com Jair Pires,falecido em 2008.

Hosana esteve internada, este ano, no Vila Velha Hospital, devido a problemas cardiológicos. Logo que obteve uma reação positiva em seu estado de saúde, gravou um pequeno vídeo agradecendo o carinho de seus admiradores. Entretanto, ao final, apelou para que não se esquecessem dela.

De fato, Hosana Paixão está inesquecivelmente guardada na história da música cristã contemporânea, principalmente pelo seu pioneirismo na música gospel - "gospel" que vem da aglutinação das palavras inglesas "God" e "Spell" e significa "evangelho".

O nome da cantora também guarda importante significado. De acordo com o site Wikipédia, "Hosana" é uma palavra litúrgica no Judaísmo e no Cristianismo. No Judaísmo, sempre é usada em sua forma hebraica original, "Hoshana", que quer dizer "salve-nos, por favor". Já no Cristianismo, é um grito de adoração a Jesus.

Regravações e boatos


Hosana Paixão protagonizou a gravação da valsa Alma cansada, no finalzinho dos anos 1960, pela extinta gravadora Celestial. A canção é uma das mais conhecidas do gospel brasileiro, recebendo, por isso, a homenagem de diversos intérpretes que a regravaram, tais como Luiz de Carvalho (in memoriam), Denise, Osvaldo Nascimento (in memoriam), Josué Barbosa Lira (in memoriam) e, numa roupagem mais recente, Banda & Voz e Robinson Monteiro (o "Anjo").

A maioria das canções utilizadas por Jair & Hosana saiu da inspiração autoral de Jair Pires, o que não impediu que a dupla gravasse autores como Edison Coelho - a música Paz, somente paz, dele, foi título de um dos álbuns de Jair & Hosana.

Há alguns anos, mais precisamente em 1981, depois que a dupla foi desfeita, correram rumores de que Hosana havia falecido, boato que causou uma enorme tristeza na cantora.

Francisco Bezerra - autor de Deus não falha, na voz de J. Neto -  e outros cantores se cotizaram para promover a gravação, em 1993, do discoHosana e seus amigos, ajudando a desfazer a falsa notícia.

Uma das músicas mais famosas cantadas por Jair & Hosana dizia: "Canta, meu povo, que a festa não vai acabar. Quando findar na Terra, no céu vai continuar!"

Hosana Paixão, enfim, descansou.

O programa Onde os fracos têm vez de 3 de setembro lembrará a cantora, tocando a versão de Robinson Monteiro para a música Alma cansada. A atração é apresentada por Elvis Tavares, manager da Efrata Music, e vai ao ar todos os sábados na rádio Sara Brasil FM, de Florianópolis (SC).

Categoria:Brasil

Deixe seu Comentário